domingo, 12 de junho de 2011

Nosso Lar - O filme

Publicado em 24 de setembro de 2010 às 0:09



Fui assistir ao filme “ Nosso Lar” ‘e claro , na mesma semana que estreou. Estava muito ansiosa para ver o resultado. Fiquei emocionada logo assim que o filme iniciou. Foi como se eu voltasse anos atras, quando li o livro pela primeira vez, por volta dos meus 13 anos. Logicamente, muitos dos aparatos tecnologicos que eram descritos no livro eram dificeis para eu imaginar, porem, nao achava nada absurdo, tudo que li ali, eram como descricoes de um lugar que ja existia na minha memoria, de alguma forma. Nao houve espanto, nem duvidas, somente contentamento e constatacoes. Fiquei emocionada por ver aquele livro, meu primeiro livro espirita ser exibido ali, na telona, para todo o Brasil, para todo o mundo, e saber que finalmente tantas e tantas pessoas, muitas nem ligadas a doutrina espirita iriam ter alguma nocao, algum conhecimento ou pelo menos questionamentos sobre a verdade da vida apos a morte. Que responsabilidade de todos que participaram das filmagens. Que trabalho lindo feito pela espiritualidade promovendo e ajudando a concretizacao deste sonho de filmar a historia de Andre Luiz. Bem, o filme so estava no inicio....


Obviamente, fiquei um pouco decepcionada com a falta de alguns detalhes e maiores explicacoes, porem, logo depois, como magica vieram a minha mente os reais motivos da forma como o filme foi adaptado. Nao seria prudente revelar de uma so vez, todos os minimos detalhes e todas as explicacoes contidas no livro no filme, ,mesmo porque, se com o filme, ja ouvi pessoas dizerem que achou tudo muito “ficcao cientifica’ imagine se eles expoem todas as explicacoes, a maioria das pessoas que nao sao do mundo espirita nao iriam entender e em vez de promover a motivacao necessaria para futuras pesquisas e respostas, o filme teria efeito oposto, gerando incredulidade e criticas negativas. Foi muito prudente e inteligente a postura do cineasta, acredito eu, com a ajuda sempre da espiritualidade a lhes intuir da melhor forma de apresentacao das cenas do filme.

Li, em varios blogs e sites especializados em cinema, muitas criticas negativas ao filme, abordando varios aspectos, desde a suposta moralidade, ate nao concordancia com o fato do filme ter sido feito na mesma epoca do livro, a decade de 30 para 40, situando-o no cenario da segunda guerra mundial. Ora, bolas, eu deixei comentarios em quase todos os sites, tentando explicar o porque da importancia de cada detalhe. Alguns “ criticos” nem conseguiam entender como naquela decada, poderiam exisitir no Nosso Lar, notebooks, e outras tecnologias que ainda nem temos aqui na terra. (!) Mas esse era o objetivo em situar a historia naquela decada, para ficar bem marcado, a diferenca de evolucao tecnologica entre os dois mundos, reafirmando que aqui e apenas uma copia grosseira de la, e nao o contrario. Acredito que ainda seja muito dificil para algumas pessoas irem ao cinema para assistirem a um filme sem cenas de violencia, ou sexo, ou aventuras mirabolantes ou ate mesmo risadas incontrolaveis. Porem, fiquei satisfeita em ler muitos comentarios muito inteligentes sobre o filme, demonstrando que muitas pessoas apreciaram e se interessaram em buscar respostas.

Importante frisar tambem que o filme Chico Xavier abriu as portas do cinema nacional para um novo tipo de filme com inclinacao espiritualista, o filme Nosso Lar acabou de escancarar tudo e daqui para frente acredito que cada vez mais iremos poder apreciar nas nossas telonas mais fimes adaptados de livros psicogrados e um novo tipo de aprendizagem e divulgacao surge para a humanidade, uma nova oportunidade de saber, um novo alento para muitos que pensavam ter perdido para sempre os entes queridos.


Esta cena foi uma de minhas favoritas, pois a filha cacula dele o sentiu e tocou a musica mesmo sem conhece-la, pois ele a intuiu. Delicado e real.


Enfim, foi uma experiencia gratificante assistir ao filme e assim que eu puder vou compra-lo para ter em casa e recomendo a todos que ainda nao assitiram que va logo ao cinema e assista. Muito bom!









Nenhum comentário: