sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Macaé esta um caos

Ai de mim que fiquei sem carro esta semana. Bem, apesar de as vezes eu achar que não, o carro é uma máquina e precisa de manutenção de vez em quando. Pois é, me senti perdida. Como ir e vir sem carro? Onibus !! Ai, ai.... tive que fazer todo um ritual para aguentar a confusão que me aguardava. Espera, onibus lotado, gente fedida, gente empurrando, criança chorando... será que estou ficando fresca, nojenta, e metida, Oh!



Nao reclamarei mais do trânsito, do engarrafamento... ( mentira!, sempre vou reclamar!)



Mas o que realmente me chocou foi constatar que a cidade ja não consegue dar conta da população que tem, nao sabe mais como administrar os problemas que vão surgindo, não sabe mais como lidar com a diversidade de gente de todos os lugares que chegam aqui.



O que realmente marcou meu final de tarde foi ver um rapaz caído no chão , na calçado ao lado do Colegio Luiz Reid, quase em frente a Passarela cosmeticos. Quando cheguei lá, já tinha um monte de gente (sempre....) e o carro da guarda municipal, os guardas pareciam tontos, nao sabiam o que fazer !! (??) Ai eu soube que já fazia mais de 1 hora que ele estava ali, sentindo dores, semi-consciente, com a namorada aos prantos ao lado.... Cadê a ambulância? Cadê o corpo de Bombeiros? Policia? Ninguém. Simplesmente não tinha ninguem para socorrer aquele rapaz (que parecia ter todos os sintomas de AVC ou aneurisma). Leva, não leva, não mexe! Não carrega, é perigoso! Todos tinham uma opinião para dar, uma oração para fazer, mas agir, nada... Os guardar andavam de um lado para o outro..... Eu nao aguentei ficar quieta! Perguntei aos guardas (5) quem sabia a manobra para coloca-lo no banco traseiro da viatura, somente 1 disse meio inseguro que sabia, entao vamos improvisar um colar cervical e vamos tirar este rapaz daqui. Fala sério, ele nao caiu, nao foi atropelado, e de todo mal, é "melhor"ele ficar aleijado do que morrer estrebuchando nesta calçada fria. Vamos esperar socorro ate que horas? estas horas podem ser importantes para a recuperação do rapaz. Muito bem, aí o povo se mexeu e levamos o rapaz para o carro e lá foi a viatura da guarda municiapal levá-lo ao HPM. Nao sei se fiz bem ou mal, se influenciei ou nao, mas fiz alguma coisa... Peguei um numero para saber noticias dele amanhã.

Que cidade é essa que nao tem ambulância, o corpo de bombeiros nao tem viatura siuficiente, a policia nada pode fazer?

Eu fico consternada, nao consigo simplesmente passar e fazer de conta que nada esta acontecendo... poderia ser um amigo, meu pai, minha mãe, sei lá ... é uma pessoa...

Fiquei envergonhada de ver a falta de ação dos guardas municipais, eles nao sabiam o que fazer...

Não é culpa deles, mas eu gostaria de saber exatamente que tipo de treinamento eles tem. Com certeza nada de primeiros socorros. Talvez somente saibam provocar os ferimentos...

Fico agoniada com isto. Por outro lado, vejo muito gente revoltada assim como eu, preocupada e disposta também a ajudar. O mundo nao esta perdido, mas precisamos nos organizar melhor.

A cidade, atraves de seu governo, precisa de mais estrutura.



A cidade esta um caos por causa da campanha política, tá um inferno, uma poluição visual e sonora, mas é agora que temos a oportunidade de avaliar quem vamos colocar lá de novo ! Sera?



Hoje eu realmente cansei. Mas eu tenho que dar os parabéns para todos os rostos sorridentes, as conversas animadas, as mães grávidas com uma criança no colo, sorrindo, entrando naquele ônibus lotado. Parabéns a todos os trabalhadores que enfrentam estes ônibus todo dia, 2 vezes ao dia e estao sempre de bom humor. Parabens também aos motoristas.... haja paciência e braço!

Eu tenho que colocar o MP3 no ultimo volume no ouvido e imaginar que estou em outro lugar, senao piro, surto! (Acho que tô ficando fresca!)



Se cada um saisse do seu mundinho e fosse pelo menos um dia visitar o mundinho do outro, talvez nos entendêssemos melhor.



Boa Noite!



Nenhum comentário: